Segunda-feira, 25 de Março de 2019


00:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


00:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.

Próximas Exibições:
Sex, 21 jun às 18:00h


01:30

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Discreto Charme da Burguesia

Documentário201352minFrança10 anos


De Anne Andreu

Luis Buñuel dirigiu ´O Charme Discreto da Burguesia´ em 1972. Pertencendo ao mesmo círculo de notáveis, seis personagens tentam, repetidamente, compartilhar uma refeição, mas todas as tentativas falham, seja por invasão de estranhos, seja por acontecimentos imprevistos. Sem trama ou psicologia, os personagens são arquétipos (um embaixador, dois casais burgueses, um bispo, um coronel, um ministro, um terrorista e gângsteres) em um filme entre o passado e o presente, entre a memória e a fantasia, entre o sonho e a realidade.


02:30

No Caminho do Bem - Episódio O Bem

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Neste episódio de "No Caminho do Bem”, refletimos sobre o papel da religião no mundo contemporâneo, revelando que a busca pelo bem é o principal ponto de contato daqueles que cultivam a espiritualidade. Sergio Besserman conversa com o pastor Israel Belo, com o swami hindu Jitananda, com a representante da Umbanda Flavia Pinto e com a teóloga Maria Clara Bingemer. Eles refletem sobre como seriam as sociedades sem a existência das religiões e a concepção de bem e mal que elas pregam. Através do testemunho de fiéis, o episódio convida o público a entender o bem dentro da ótica religiosa.


03:30

Designers do Brasil - Episódio Rico Lins

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Rico Lins

Rico Lins é um dos mais importantes designers gráficos brasileiros. À assepsia e limpeza do design predominantes nos anos 1980, ele contrapôs a tradução visual da confusão do cotidiano nas metrópoles e a abertura para múltiplas influências. Rico é um militante do uso do cartaz como forma de comunicação e tem organizado uma série de exposições no Brasil e no exterior sobre essa mídia.


04:05

Linhas Abertas - Episódio Reescrevendo a Rua

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodrigo Campos

Em metrópoles que tendem a excluir e invisibilizar seus habitantes, a arte surge como ferramenta de transformação do espaço público. O coletivo Casa da Lapa mostra como realiza intervenções artísticas nas ruas com a intenção de chamar a atenção dos passantes para os problemas da cidade e de seus cidadãos. Em outra perspectiva de arte, pixadores mostram como o pixo é uma forma de dar voz a uma parte da cidade constantemente marginalizada e excluída. A rua como galeria de arte e a arte como manifestação política.


04:40

Latitude, Longitude - Episódio Cordisburgo, a cidade-memória

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude visita a memória daquela que é conhecida como


05:10

Mobilis - Episódio Ônibus

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, 87% das pessoas que usam transporte público têm o ônibus como principal meio de locomoção. Em 2014, foram registradas 382 milhões passagens de ônibus em média por mês, mas no ano seguinte foram 348 milhões.


05:40

Grandes Cenas - Episódio Como Nascem os Anjos

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Murilo Salles percorre em detalhes a cena dos seios em "Como Nascem os Anjos" (1996), indo dos personagens à câmera, do conflito da cena aos grandes temas do filme: a desigualdade social e a invasão cultural que a TV a cabo iniciou no Brasil.


06:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.

Próximas Exibições:
Sex, 21 jun às 18:00h


06:50

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Leandro Gabriel

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

O quinto episódio da série acompanha a confecção das esculturas em grandes formatos de Leandro Gabriel. São peças feitas com a reciclagem de material recolhido em sucatas. Em geral, Leandro cria suas obras a partir dos espaços. Neste programa, acompanhamos o processo criativo de uma exposição encomendada pelo Palácio das Artes de Belo Horizonte.


07:25

Terra Prometida - Episódio A Rota dos Ratos

Animação201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

No início dos anos 30, enquanto o Partido Nazista se fortalecia Europa afora, adeptos fervorosos promoviam manifestações violentas e incitavam a população a dar ouvidos ao discurso da purificação da raça e das nações fortes. Entre eles está Gustav Fraz Wagner, jovem austríaco de traços arianos que, em dez anos, torna-se um dos maiores carniceiros a serviço de Hitler, visto pelos judeus como um sádico sangue-frio. Em 1938, como membro da SS, Wagner participa dos primeiros ataques significativos às comunidades judaicas, episódio conhecido como "Noite dos Cristais". Em 1940, com quase 30 anos, já é um oficial nazista destacado. Dois anos depois, é nomeado subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Em Abril de 1950, a "Besta de Sobibor" consegue fugir para o Brasil com o apoio da Igreja Católica. Apesar de condenado à morte pela Justiça Internacional, o líder nazista vive impune por quase 30 anos em um sítio no interior de São Paulo, ocultando seu passado sob o pseudônimo de Günther Mendel. Só em 1978 é descoberto, acusado de participar de festas em homenagem a Hitler e cometer crimes contra judeus. Apesar de reconhecido por sobreviventes do Holocausto, Wagner nega tudo. Mesmo com os incessantes pedidos de extradição de Israel, Polônia e Áustria, Wagner é liberado, após curta permanência em uma clínica psiquiátrica. Pouco depois, o governo brasileiro nega o pedido da Alemanha Ocidental para que Wagner volte à Europa e pague pela morte de 250 mil judeus exterminados em Sobibor. De volta ao sítio, o ex-líder nazista declara à BBC não ter sentimentos sobre o período no acampamentos nazista alemão na Polônia ocupada pela Alemanha. Para ele, tinha sido apenas mais um trabalho. As circunstâncias da morte de Gustav Franz Wagner são nebulosas: encontrado em 3 de outubro de 1980, no chão de seu sítio, aos 69 anos, com uma faca no peito, o ex-oficial nazista parece ter finalmente dado fim à própria existência.


08:00

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Mudar o Mundo

Documentário201452minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

Quais são as alternativas para o futuro? É essa a questão que “Mudar o Mundo” procura responder. O escritor Salman Rushdie, o filósofo Michael Sandel, o matemático Geofrey West e a ex-primeira-ministra da Noruega Gro Brundtland são convidados a refletir sobre o mundo contemporâneo e suas possibilidades. As questões da censura e os limites da criação artística, o crescimento exponencial das cidades, a urgência dos problemas ecológicos e a necessidade de uma nova ética nas relações humanas são alguns dos temas investigados.

Próximas Exibições:
Qui, 20 jun às 22:25h


09:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 18: Um lugar para o chai

Documentário201826minBrasilLivre


De Belisario Franca

O número 18 da cadeira – chai, em hebraico, vida –, é um compromisso com a perenidade”. A frase, dita por Arnaldo Niskier quando tomou posse na Academia Brasileira de Letras, serve de inspiração para este episódio da série Imortais da Academia. Aproveitando a relação feita por Niskier entre o número da cadeira e o significado da palavra 18 em hebraico, o episódio resgata a trajetória de alguns dos principais nomes que ocuparam a vaga. São eles: o crítico José Veríssimo, aguerrido defensor da literatura nacional; o médico e escritor Peregrino Júnior, que elegeu a Amazônia como seu foco principal; e o próprio Arnaldo Niskier, que em sua vida conciliou jornalismo, magistério e literatura.


09:30

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Qui, 13 jun às 21:20h


11:25

Meia Hora com Darcy

Documentário201030minBrasilLivreRJ


De Roberto Berliner Com Darcy Ribeiro

Em dezembro de 1996, o antropólogo e político Darcy Ribeiro concordou em receber o cineasta Roberto Berliner para uma conversa de meia hora em seu apartamento em Brasília. Expressando-se com a habitual veemência e paixão, cobriu uma grande gama de assuntos. Dois meses depois, Darcy morreu e o material ficou guardado. O diretor decidiu apresentar este depoimento histórico sem cortes.


12:00

O Sol, caminhando contra o vento

Documentário200595minBrasil12 anosRJ


De Tetê Moraes

No Brasil pós-golpe militar e ainda antes do AI-5, nasce no Rio de Janeiro o jornal "O Sol". Mesmo tendo vida curta, o jornal faz história representando o espírito da época. Através de material de arquivo, músicas e depoimentos de pessoas que participaram do jornal, vemos a história da chamada "geração 68".

Próximas Exibições:
Sex, 10 mai às 18:00h


13:45

Ruína

Documentário201614minBrasilLivreRJ


De Gabraz Com Ana Gallotti, Maria Bethânia

Uma mulher lê um poema, mas o mundo não parece se importar.

Próximas Exibições:
Seg, 20 mai às 18:30h


14:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1620-1789: Do Açúcar à Revolta

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

Século XVII: o Atlântico tornou-se o campo de batalha da guerra açucareira. Franceses, ingleses, holandeses e espanhóis lutavam pelo Caribe para cultivar cana-de-açúcar. Para satisfazer seus sonhos de fortuna, os reinos europeus abriram novas rotas de escravidão entre a África e as ilhas do Novo Mundo. Com a cumplicidade de bancos e seguradoras, eles industrializaram seus métodos e elevaram o número de deportações de negros a níveis sem precedentes. Presos, quase 7 milhões de africanos foram jogados num gigantesco furacão de violência.


15:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


15:30

Sobral - O Homem que Não Tinha Preço

Documentário201290minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Em 1999, um jovem advogado tem acesso a arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar e encontra registros de defesas de presos políticos durante a ditadura. Nas gravações, umas das vozes que mais se ouve, indignada e desafiante, é a do jurista Sobral Pinto. A partir desses arquivos, o público conhece a figura singular de Sobral Pinto e sua luta incansável pela justiça. Com depoimentos de personagens como Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, Zuenir Ventura, e do próprio Sobral, o filme resgata um dos maiores advogados da história do Brasil, que colocou a justiça acima de qualquer ideologia.


17:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1840-1906: A paixão por destruição

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento, que, de Paris a Nova Iorque e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.


18:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Orfeu - O Amor Impossível

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Tendo recebido os cuidados das musas desde o nascimento, o talento de Orfeu encantava a natureza, tanto as árvores quanto os animais. Jovem corajoso, Orfeu embarcou com a tripulação de Jasão no Argo em busca do velocino de ouro. Mas aquilo que poetas e artistas mais se lembram sobre o mito de Orfeu é sua história de amor com a linda Eurídice. Após ser mordida por uma cobra, Eurídice foi condenada a descer ao reino dos mortos. Triste, Orfeu foi atrás dela e, graças à sua lira, conseguiu convencer os senhores do mundo dos mortos, Hades e Perséfone, a lhe devolverem sua esposa. Eles aceitaram com uma condição: que Orfeu deixasse o mundo dos mortos seguido por Eurídice, mas sem olhar para a moça. Um suplício sem igual.


18:30

Filmes que Marcaram Época - Episódio Tudo Sobre Minha Mãe

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

O diretor Pedro Almodóvar filmou ´Tudo Sobre Minha Mãe´ em 1999. Manuela, uma mãe solteira, perde seu filho de 17 anos em um acidente e começa a procurar pelo pai do garoto. O filme mostra retratos de diversas personagens femininas encarando suas vidas e suas tragédias pessoais. Não há um grande papel masculino neste filme, onde o mundo parece pertencer às mulheres. A produção se passa na Espanha dos anos 90, quando a libertação sexual e cultural transformou, em duas décadas, a mais antiga ditadura européia em um país ultramoderno, no qual, depois dos anos ´movida´ em Madri, Barcelona se tornou a cidade mais bacana da Europa. Um mestre do mau gosto e da mistura de gêneros, grande fã de melodramas e tramas complexas, Pedro Almodovar filma de acordo com uma estética particular: multicultural, neo-barroca, tão popular quanto de vanguarda, cafona e intelectual.


19:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio De volta para casa

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Vinicius de Moraes se encontra com Gullar em Buenos Aires e organiza uma leitura do poema para amigos na casa de Augusto Boal e Cecília, sua esposa. O poema emociona a todos e é gravado em um fita de áudio, que é trazida ao Brasil. A fita começa a circular e a notícia do poema se espalha. Enio Silveira pede que Gullar envie os originais que resultam na publicação do poema em 1976. Com a situação política brasileira demonstrando melhora e com a saudade do país, o poeta retorna. Após um dia em terra, Gullar é avisado que deve comparecer ao DOPS para onde vai e é submetido a um interrogatório de 72 horas, sob torturas físicas e psicológicas.


20:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Paulinho Moska

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Com Moska é sempre "Tudo Novo de Novo", como ele diz na canção que abre o programa. Uma cabeça pensante, inspirada, um violão que emociona e um jeito de cantar daqueles que é assinatura. A música começou na sua casa com seus pais e irmãos. Paulinho é o caçula de quatro irmãos e o que fez sua cabeça musical foi juntar os gostos de todos da sua família com o que ouvia no rádio. Para nós, ele trouxe uma versão inspirada de "Terra", do Caetano, "Enrosca", sucesso de Fabio Jr., e "Sonhos", de Peninha. Além disso, foi delicioso relembrar "Nuvem Passageira", sucesso único de Hermes Aquino. "A música é um perfume que fica no ar. A música nos desperta para enxergar alguma coisa e faz o instante ser mais intenso".


20:35

Candeia

Documentário201897minBrasilLivreRJ


De Luiz Antonio Pilar

Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo, em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018.


22:30

Com a Palavra, Arnaldo Antunes

Documentário201880minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado Com Arnaldo Antunes

Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira.