Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019


00:00

A Guerra das Crianças - Episódio A Guerra das Crianças - Parte 1

Documentário201745minFrançaLivre


De Julien Johan, Michèle Durren

Durante anos, as experiências e as histórias daqueles que passaram a infância nos tempos da guerra foram silenciadas. Longe de serem poupadas pelos conflitos brutais, crianças foram jogadas no caos dos tempos mais sombrios e sinistros da História Mundial. Esse documentário reconta a história de uma geração única de crianças que tinham 10 anos em 1940, e que cresceram no epicentro do tenebroso cenário da Segunda Guerra Mundial.


01:00

Camarim em Cena - Episódio Maria Alice Vergueiro

Documentário201655minBrasilLivreSP


De Karina Fogaça Com Maria Alice Vergueiro

O "Camarim em Cena" promove um encontro entre público e figuras do teatro. Neste episódio, a convidada é a atriz Maria Alice Vergueiro, que teve a companhia do ator Luciano Chirolli e do crítico Jefferson Del Rios.


02:00

Terreiros do Brincar

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Renata Meirelles

O filme retrata a participação de crianças em 12 grupos de manifestações populares em 4 estados brasileiros e a sua relação com um brincar coletivo, intergeracional e sagrado.


03:00

Retornados - Episódio O Sabor da Saudade

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira

Entre o preparo de um acarajé baiano e um cozido beninês, conheceremos as trocas culinárias que atravessaram o Atlântico e moldaram os paladares dos afro-brasileiros.


03:35

Pensamento Contemporâneo - Episódio Sob o Domínio do Vício

Documentário201530minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

O uso do álcool representa um hábito milenar, sendo uma substância lícita, capaz de circular entre os mais diversos grupos sociais e situações, e algumas vezes gera prejuízos a quem o consome, como explica o psiquiatra Arthur Guerra. O psiquiatra Hercílio de Oliveira esclarece os benefícios e prejuízos da utilização da maconha, conhecida em todo o mundo ha´ milhares de anos, e presente em nossa cultura atualmente com a discussão calorosa sobre sua possível legalização. O uso milenar das folhas de coca originou a descoberta da cocaína, que expandiu-se de maneira rápida e intensa, mas, hoje em dia, como analisa o psiquiatra Paulo Cunha, com a expansão do crack, são maiores ainda os perigos desta droga. O psiquiatra João Maurício Maia percorre a história do tabaco, a sua transformação de símbolo de glamour para a discriminação, passando por temas como cinema e propaganda.


04:10

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Maria Esther Maciel

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

A poeta Maria Esther Maciel fala sobre o ofício da palavra, seus hábitos de leitura, o processo de criação, as experiências como motivação para a escrita, seu atual projeto com animais e sua admiração por outros escritores.


04:45

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.


05:45

Tempo Real

Ficção200512minBrasilLivreRJ


De Joana Limaverde, Mino Barros Reis Com Alexandre Zaquia, Ana Markun, Fernando Vieira, Giovanna Gold, Gui Pádua

Quando o Tempo é a única saída...


06:00

Camarim em Cena - Episódio Maria Alice Vergueiro

Documentário201655minBrasilLivreSP


De Karina Fogaça Com Maria Alice Vergueiro

O "Camarim em Cena" promove um encontro entre público e figuras do teatro. Neste episódio, a convidada é a atriz Maria Alice Vergueiro, que teve a companhia do ator Luciano Chirolli e do crítico Jefferson Del Rios.


07:00

Memórias do Brasil - Episódio Zé Celso - Ser Viceral

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu

Um dos nomes mais importantes e polêmicos da história do teatro brasileiro, Zé Celso dirigiu, escreveu e adaptou diversos espetáculos ao longo de quase 60 anos de carreira, tendo sido premiado diversas vezes. Fundador do Grupo de Teatro Oficina, suas obras são marcadas pela ousadia e provocam debates acerca de tabus morais e questões políticas. Perseguido e exilado durante a Ditadura Militar, Zé Celso voltou ao Brasil em 1978 e, desde então, tem se dedicado a manter viva a tradição vanguardista do Teatro Oficina.


08:00

República da Poesia - Episódio Murilo Mendes

Documentário201845minBrasilLivre


De Hilton Lacerda, Danilo Do Valle

A partir da cronologia do poeta mineiro, como um mapa que aponta e desvia o percurso de sua obra, e que precipita-nos numa apurada e contraditória construção visual, somos levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes poetas da língua portuguesa.

Próximas Exibições:
Qui, 2 mai às 20:00h


09:00

Palavras Permanecem - Episódio Homens, Bestas e Feras

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Felipe Hirsch e Mariana Lima se adoram - e é esse o sentimento que transborda quando se encontram. Artistas intensos e inquietos, nutrem o desejo de trabalhar novamente juntos. Nesse encontro, permeado pela sinceridade e pela liberdade de poder falar sobre quase tudo, o diretor e atriz iniciam a realização de um novo projeto que engloba teatro, cinema e literatura.

Próximas Exibições:
Qui, 2 mai às 21:40h


09:30

A Revolução da Escola 1918-1939

Documentário201652minFrançaLivre


De Joanna Grudzinska

Depois da 1ª Guerra Mundial, pensadores como Maria Montessori, Célestin Freinet, Ovide Decroly e Alexander S. Neill estavam em um processo revolucionário na educação, buscando formas de ensino centralizadas nas crianças. A ascensão do fascismo, porém, arrebatou suas iniciativas, afetando até hoje o método usado pelas escolas.

Próximas Exibições:
Qui, 2 mai às 22:20h


10:30

Incertezas Críticas - Episódio Tzvetan Todorov

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Tzvetan Todorov

O historiador das ideias Tzvetan Todorov nasceu na Bulgária, mas viveu na França mais de 50 anos até falecer no início de 2017. Autor de uma bibliografia diversificada, ele concedeu uma entrevista para este programa em seu apartamento de Paris para falar sobre sua trajetória, sobre política, literatura e arte e sobre os inimigos da liberdade e da democracia no mundo contemporâneo.


11:00

Esse Negócio de Livro - Episódio Escrita por encomenda

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

A escrita de livros por encomenda é uma prática mais frequente do que se imagina. Sejam biografias, coleções temáticas, livros institucionais, adaptações ou mesmo o filão bem específico do ghost writing, existe um mercado para livros feitos por demanda, e esse é o tema deste episódio. Escritores que já trabalharam tanto em obras encomendadas, como também em outras propostas por eles mesmos – como Ignácio de Loyola Brandão, José Roberto Torero e João Paulo Cuenca – contam suas experiências, compartilhando aquilo que entendem como semelhanças ou diferenças no processo de feitura de cada projeto. Como porta-vozes dos profissionais desse mercado, o episódio conta com a participação de Alexandre Dórea, Isa Pessoa, Luiz Alves, Marta Garcia e Miriam Ibanez.


11:30

Alegorias do Brasil - Episódio Saudade do Futuro

Documentário201827minBrasilLivre


De Murilo Salles

O século XX no Brasil viu prosperar o espírito modernista que jogava suas esperanças no futuro. O progresso e o desenvolvimento eram as formas de efetivar a potência desse “país do futuro”. Nada simbolizou melhor tal projeto do que a capital Brasília. Hoje, contudo, vivemos a frustração desse projeto e nossa saudade, assim, é daquele passado no qual se sonhava com o futuro.


12:00

Paletas - Episódio Duchamp

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Marcel Duchamp.


12:30

Brasil Visual - Episódio Performance

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Este episódio abre uma discussão sobre a performance na arte contemporânea e as questões suscitadas por essa prática artística. Entrevistando diversos artistas cujas obras trazem compreensões distintas sobre o que é performance, o documentário apresentará um amplo panorama da produção performática brasileira. O episódio propõe reflexões sobre o uso do corpo, o registro na performance, a efemeridade, a relação com o público e a presença de atores em obras performáticas, incluindo também, entre outros, elementos afetivos e temporais.


13:00

Terreiros do Brincar

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Renata Meirelles

O filme retrata a participação de crianças em 12 grupos de manifestações populares em 4 estados brasileiros e a sua relação com um brincar coletivo, intergeracional e sagrado.


14:00

A Guerra das Crianças - Episódio A Guerra das Crianças - Parte 1

Documentário201745minFrançaLivre


De Julien Johan, Michèle Durren

Durante anos, as experiências e as histórias daqueles que passaram a infância nos tempos da guerra foram silenciadas. Longe de serem poupadas pelos conflitos brutais, crianças foram jogadas no caos dos tempos mais sombrios e sinistros da História Mundial. Esse documentário reconta a história de uma geração única de crianças que tinham 10 anos em 1940, e que cresceram no epicentro do tenebroso cenário da Segunda Guerra Mundial.


15:00

Diário de Uma Busca

Documentário2010105minBrasilLivreRJ


De Flavia Castro

Outubro, 1984. Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou à força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme, que decide reconstruir a história da vida e da morte do homem singular que foi o seu pai. É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta aos cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político. As vozes imbricadas de Celso (de suas cartas) e de sua filha constroem um retrato íntimo de uma relação marcada pela história e pela ausência.


17:00

1968 - O Despertar - Episódio A Onda

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

As lutas pelos direitos civis dos negros e os primeiros movimentos estudantis contra a guerra do Vietnã nos anos 60 deram impulso às revoltas globais que se espalhariam pelo planeta em 1968. No Brasil, o regime militar instaurado em 1964 é contestado pela juventude em protestos na rua ou em organizações clandestinas. A Revolução Cubana é uma inspiração para os movimentos que se espalham pela América Latina e pela África, onde Che Guerava tenta exportar a revolução. Manifestações em toda a Europa são reprimidas duramente. 


18:00

Retornados - Episódio Ritos e Ritmos das Diásporas

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira

Embalados pelas músicas e festas levadas pelos retornados, conhecemos o Agbe da comunidade Tabom, de Gana, a burrinha do Benim, a festa de egungun, na Nigéria, e os esforços para preservação da língua portuguesa através do canto.

Próximas Exibições:
Dom, 17 fev às 03:25h


18:30

Filmes que Marcaram Época - Episódio Interlúdio

Documentário201352minFrança10 anos


De David Thompson

´Interlúdio´, de Alfred Hitchcock, é lançado em 1946. O filme se passa depois da queda do Terceiro Reich, quando o serviço secreto americano, para prevenir ataques terroristas, infiltra expatriados nazistas na América do Sul. Hitchcock traça uma história de amor, moralmente tórrida e completamente clandestina, através de uma clássica narrativa de espionagem.


19:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio O Poeta: da resistência cultural a Moscou

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

O primeiro episódio da série faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar como membro do CPC (Centro Popular de Cultura da UNE), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros, Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e, posteriormente, Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o Grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968, Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade, afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.

Próximas Exibições:
Dom, 17 fev às 04:00h


20:00

Os Ímpares - Episódio Jorge Mautner - Tono e Exército de Bebês

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Exército de Bebês faz sua versão bem humorada da música Encantador de Serpentes. A banda Tono também é convidada e relê Bomba de Estrelas, faixa que dá nome ao álbum do compositor Jorge Mautner. Mautner relembra as músicas do disco e o estúdio recebe a visita de Robertinho do Recife, compositor de Encantador de Serpentes.


20:35

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século XIX, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.


22:20

Som, Sol & Surf - Saquarema

Documentário201880minBrasilLivreRJ


De Helio Pitanga

Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de da Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee Ângela Rô -Rô (sua primeira apresentação), Raul Seixas entre outros. Um dos primeiros festivais de música ao ar livre no Brasil. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O público era de adolescentes tendo como cenário uma praia, um céu e um mar deslumbrante se deixou envolver por um som que trazia nas letras e nas melodias a revolução de comportamento que hoje os míticos anos 70 representaram. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e surf.

Próximas Exibições:
Sáb, 16 fev às 22:10h